Remédio pode estar causando novas variantes do coronavírus, diz estudo

Pesquisa foi publicada em pré-print e sugere que medicamento contra a Covid-19 da MSD pode causar mutações no coronavírus.

Pesquisadores do Francis Crick Institute e do Imperial College London, no Reino Unido, sugerem, em estudo publicado em versão pré-print, que o antiviral molnupiravir pode estar associado ao surgimento de novas mutações do coronavírus. O remédio é aprovado pela Anvisa para tratar a Covid-19, e está sendo usado em vários países contra a infecção.

A ideia da fórmula é induzir mutações específicas no genoma do coronavírus, diminuindo sua efetividade e multiplicação. No artigo, os cientistas argumentam que, inicialmente, o molnupiravir mostrou eficácia limitada no tratamento da Covid-19, mas estudos mais recentes não mostram diminuição nas taxas de hospitalização e morte em grupos de risco.

Os cientistas analisaram cerca de 13 milhões de sequenciamentos genéticos do Sars-CoV-2 publicados na plataforma internacional Gisaid, e procuraram as mutações específicas que teriam sido causadas pelo medicamento.

No estudo, que ainda não foi revisado pela comunidade científica, eles afirmam que as amostras das variantes eram 100 vezes mais comuns em países que usam o medicamento, como Estados Unidos, Austrália e Reino Unido.

Os pesquisadores não afirmam que essas variantes estejam em ampla circulação e nem que sejam responsáveis por uma alta no número de diagnósticos ou mortes por Covid-19 até o momento. “É possível que alguns pacientes tratados com o molnupiravir não fiquem completamente livres da infecção pelo Sars-CoV-2, com o potencial de transmissão dos vírus mutados pelo medicamento”, escrevem os cientistas.

Em entrevista à revista Science, o virologista William Haseltine, que não participou do estudo, compara o perigo do medicamento a ter um leão de estimação. “Só porque não te mordeu ontem, não quer dizer que não vá te morder amanhã”, alerta.

Metrópoles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *